Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog Altice Empresas

Conheça e inspire-se para fazer crescer o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas, tudo o que precisa para digitalizar o seu negócio.

RV e RA: o futuro do seu negócio é já hoje

Realidade Virtual e Realidade Aumentada: o futuro do seu negócio é já hoje

 

Num mundo cada vez mais digital, importa olhar os conteúdos virtuais e aumentados com outros olhos. Longe vão os tempos em que não passavam de tecnologias aplicadas a jogos. Hoje, são muito mais do que isso. Realidade Virtual e Realidade Aumentada entraram no quotidiano das empresas e constituem ferramentas poderosas na criação de valor e no fortalecimento dos laços entre negócios e consumidores.

 

 

Realidade Virtual: conceito e aplicações

 

Esta tecnologia desliga o utilizador do mundo físico que o rodeia e transporta-o para um ambiente simulado, no qual imagens e sons reais são substituídos por conteúdos gerados e geridos por computador. A Realidade Virtual (RV) é considerada uma experiência imersiva, uma vez que faz com que o utilizador se sinta inserido nesse ambiente.

 

O objetivo é recriar ao máximo as sensações reais, permitindo a interação com objetos virtuais, em tempo real, sem conexão com o físico. Para isto, recorre-se ao Head-Mounted Display (HMD), ou seja, a um ecrã usado na cabeça ao nível dos olhos que, geralmente, tapa a visão do ambiente em redor de modo a intensificar a imersão.

 

O turismo, a indústria e a saúde são apenas alguns dos setores em que a Realidade Virtual tem vindo a dar cartas. Museus trocam as visitas locais por visitas virtuais, as fábricas passam a formar os seus colaboradores em Realidade Virtual para garantir que se adaptam bem a novas máquinas e rotinas, antes de estas serem implementadas, garantindo maior produtividade e menor risco de lesões para os colaboradores.

 

O campo da medicina é, porventura, dos que mais tem beneficiado com a Realidade Virtual. Cirurgias são realizadas em ambiente virtual durante a formação dos profissionais. Os próprios pacientes são preparados para procedimentos com a ajuda desta tecnologia e sujeitos a terapias que recorrem à Realidade Virtual para colmatar a dor e fobias.

 

Mas que mudanças pode trazer a Realidade Virtual ao quotidiano de uma empresa? A resposta é: muitas. A formação e treino de colaboradores é uma faceta das empresas que pode tirar partido deste recurso, sobretudo se envolver atendimento ao público. Através da Realidade Virtual é possível recriar situações reais nas quais o colaborador é exposto, por exemplo, ao tratamento de insatisfações e a outras em que é primordial criar empatia com o cliente. Esta é, aliás, uma estratégia usada já por grandes empresas, como a Walmart ou a Starbucks.

 

Se o seu negócio tem processos de fabrico, já deve ter certamente lidado com a fase de criação de protótipos, que pode envolver custos de tempo e dinheiro bastante elevados. A Realidade Virtual contribui para diminuir esses custos, aperfeiçoando abordagens e ferramentas de modo a tornar reais e 100% viáveis as ideias no papel.

 

Realidade Aumentada: conceito e aplicações

 

Ao contrário da Realidade Virtual, este recurso mantém o utilizador no mundo real, mas introduzindo objetos virtuais com os quais é possível interagir e que facilmente se distinguem dos reais. O objetivo não é criar uma experiência imersiva, antes melhorar a interação com a realidade. Uma vez que não se simula um mundo totalmente novo, o poder de processamento necessário é inferior e não entra em jogo qualquer dispositivo especial. Um smartphone é o suficiente para transferir uma aplicação que recorra à Realidade Aumentada (RA), como é o caso do famoso jogo Pokémon GO.

 

A Realidade Aumentada deixou de ser algo saído da ficção científica para se tornar num auxiliar a ter em muito boa conta para a maioria das empresas. O comércio é um dos setores que mais tem a beneficiar. Marcas como a IKEA ou a Shiseido usam-na já como ferramenta de marketing. Graças à app IKEA Place, os potenciais clientes da gigante de mobiliário podem ‘ver’ os artigos na própria casa, tendo assim noção de como se enquadram em determinado espaço. A empresa de cosmética nipónica colocou um espelho que é, na verdade, um monitor com Realidade Aumentada, em alguns dos seus pontos de venda em países como o Japão, Estados Unidos da América e França. Através dele é possível testar diversos produtos e ainda obter sugestões de cores e uso. E estes são apenas dois exemplos.

 

A Realidade Aumentada aplica-se a lojas de outros produtos, como é o caso do vestuário, facilitando a vida do cliente, que pode experimentar umas calças ou um casaco sem ter de trocar de roupa.

 

Uma das aplicações que, decerto, encontra todos os dias e poderá ser útil no seu negócio é o QR Code. Usado já de modo comum na gestão de stock e inventário, esta tecnologia entrou no quotidiano dos consumidores através de várias aplicações, entre as quais os menus digitais dos restaurantes em tempo de pandemia ou conteúdos disponibilizados pelos meios de comunicação. Com o recurso a uma app de leitura, este código de barras pode despoletar conteúdos tais como vídeos, imagens texto, conteúdos 3d entre outros, favorecendo uma relação win-win para empresários e potenciais consumidores. Por exemplo, num supermercado podemos ler um QR Code de uma garrafa de vinho e à nossa frente aparece um texto com a descrição do vinho e até um vídeo sobre o local onde foi produzido, com recurso a Realidade Aumentada.

 

Outro caso de sucesso do uso da Realidade Aumentada é a Google. O gigante tecnológico recorre cada vez mais a este recurso, e as possibilidades tornam-se também mais interessantes. Falamos, de entre outros, da app Maps, que já se tornou um auxiliar de milhões de viajantes em todo o planeta com setas que indicam qual o caminho a seguir; e da Arts & Culture, que transporta as maiores obras de arte de museus de todo o mundo – e em tamanho real – para a sala de estar dos utilizadores.

 

New Reality Experience

 

Está na hora do seu negócio seguir estes bons exemplos. A Altice Empresas oferece-lhe as ferramentas necessárias com a solução New Reality Experience. Realidade Virtual/Aumentada, 3D e gamification são algumas das tecnologias inovadoras integradas numa única plataforma, que marcarão a diferença do seu negócio. Proporcione experiências únicas e inesquecíveis aos seus clientes, que podem ser vivenciadas com o simples recurso ao smartphone dos clientes, sem investimento em equipamentos, ou via tablets ou óculos de Realidade Virtual ou Aumentada.

 

A solução oferece-lhe duas opções: X-Plora Augmented Tours e X-Plora Virtual Tours. Através de uma app que deteta a localização do utilizador, a primeira transforma os espaços em experiências impactantes e inesquecíveis, despoletando conteúdos quando e onde pretender (tais como vídeos, áudio, jogos, acesso à loja online, sistema de fidelização para premiar os melhores compradores) e adequando a narrativa ou o caminho da visita ao perfil e interesse dos visitantes. Incluída está também uma área de analytics para aferir a performance da visita e da interação com os visitantes. Já a Virtual Tours oferece uma experiência imersiva à distância, permitindo que percorram uma versão digital do espaço e interajam com este e respetivos objetos através de um portal ou app.

 

Qualquer que seja a escolha, a New Reality Experience garante-lhe acréscimo de valor e diferenciação face à concorrência. Ganhe um novo canal com os seus clientes e usufrua de uma equipa com grande experiência na criação dos conteúdos que necessita para se destacar num mercado cada vez mais tecnológico e digital.

 

A Altice Empresas promete-lhe uma viagem única ao próximo nível do seu negócio.

 

Artigos Relacionados

  • Aposta no digital permite mais e melhor saúde

     

    Aposta no digital permite mais e melhor saúde

    Inteligência Artificial, Big Data, 5G e Machine Learning são alguns exemplos de tecnologias que estão e vão continuar a revolucionar a prestação de cuidados de saúde, tornando-os mais acessíveis, rápidos e eficazes. Saiba mais

  • Quero digitalizar o negócio, como construo um site?

     

    Quero digitalizar o negócio, como construo um site?

    Criar um site é relativamente simples. Há plataformas que permitem, de forma rápida e eficaz criar um site, mas quando se trata de um negócio, há alguns cuidados extra a ter, nomeadamente no que respeita à segurança. Saiba mais

  • A cibersegurança é crucial para as empresas

     

    A cibersegurança é crucial para as empresas

    Com as empresas a dependerem cada vez mais de tecnologia, a cibersegurança é de extrema importância. Um bom plano de cibersegurança é a diferença entre ficar com as operações paradas ou os clientes mal sentirem que existiu um ciberataque. Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • New Reality Experience

     

    New Reality Experience

    Realidade Virtual/Aumentada, 3D e gamification são algumas das tecnologias inovadoras integradas numa única plataforma, que elevarão o seu negócio ao próximo nível. Saiba mais

  • Go-Online

     

    Go-Online

    Com a nossa ajuda, crie o seu site e loja online de forma simples e rápida e divulgue-os nas redes sociais. Comece já a fazer vendas. Saiba mais

  • Cloud Backup

     

    Cloud Backup

    Evite correr riscos. Salvaguarde o seu negócio e assugure a recuperação dos seus sistemas. Saiba mais

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Pesquisar

 

Newsletter