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Marketing digital: ir até ao fim da rua ou até ao fim do mundo

Marketing digital: ir até ao fim da rua ou até ao fim do mundo

 

Perante o obstáculo da pandemia, o comércio e os serviços não pararam. Pelo contrário: por cima de todas as contrariedades e dos pesados custos impostos a empresas e trabalhadores ao longo do último ano, percebemos hoje claramente que o setor acelerou na direção da digitalização, correu atrás de novos hábitos e padrões de consumo, precipitou novas oportunidades de negócio.

 

É todo um novo tempo que exige das micro, pequenas e médias empresas a agilidade de empreender novas estratégias de comunicação para se manterem ligadas a clientes e consumidores e enfrentarem com confiança os desafios da inevitável recessão económica que temos pela frente. E é neste contexto que o marketing digital se assume hoje como uma ferramenta decisiva.

 

Com os tradicionais pontos de venda fechados por períodos prolongados, as empresas redobraram a atenção aos modelos de negócio direto ao consumidor (D2C) e muitas mantiveram ou aumentaram mesmo as vendas por meio de novos canais de comunicação e distribuição. Com isso, muitos negócios repensaram as suas estratégias de marketing e exploram agora novas formas de comunicação online que lhes permitam criar modelos mais fortes e resilientes. O denominador comum aos casos de sucesso é simples: a aposta numa comunicação de proximidade, com uma mensagem bem direcionada, sem dispersão nem ruído, que coloca o cliente no centro de todas as atenções.

 

Da necessidade à oportunidade
À imprevisibilidade dos circuitos tradicionais do mercado, opõe-se hoje o otimismo das projeções de crescimento dos canais online. Segundo dados da empresa de pagamentos eletrónicos ACI Worldwide, 2020 registou um aumento de 41% no número de transações online em tempo real, face ao ano anterior; no mesmo sentido, o volume de negócios através do modelo "pague online, levante na loja" cresceu uns impressionantes 70%. E é neste quadro global que se devem entender as previsões para a evolução do comércio em Portugal. De acordo com o portal de dados Statista, espera-se que, até ao final de 2021, o valor do comércio digital no país ronde os 5,8 mil milhões de euros e que o valor médio de transação por utilizador chegue aos €1085, o que significa um crescimento anual na ordem dos 23%. Mais importante, talvez, é a projeção de que o mercado continuará a crescer a bom ritmo até, pelo menos, 2025, ano em que as transações deverão superar os 8 mil milhões de euros e o total de utilizadores regulares de canais de e-commerce em Portugal alcance os 5,7 milhões de pessoas até 2025. São números que ilustram bem a necessidade de uma comunicação com clientes e consumidores que, além de direta e efetiva, ofereça resultados práticos e mensuráveis. E que também nos dão uma ideia das novas oportunidades de negócio que podem nascer por essa via.

 

A aceleração do digital é hoje reconhecida como uma das grandes consequências impostas pela pandemia provocada pela Covid 19. Assistimos a uma migração massiva de negócios para canais online e a um aumento exponencial da comunicação digital. Com isso, surge a questão inevitável: se cada vez mais empresas, marcas e negócios competem pelo mesmo espaço e pelos mesmos clientes, ganha quem tiver o maior investimento, certo?
Na verdade, não. Todos os indicadores nos dizem que o segredo está, acima de tudo, na capacidade de adaptação e em respostas à medida das necessidades do cliente. Uma comunicação bem fundamentada e, mais do que isso, uma boa estratégia de marketing digital, são a receita para sobressair e fazer passar a mensagem no meio do ruído.

 

Pensar local com ferramentas globais
Em geral, os confinamentos forçados reacenderam um sentido de comunidade que julgávamos perdido, especialmente ao nível local. O restaurante do bairro, a tabacaria à porta de casa, a mercearia umas ruas adiante, tornaram-se referências de confiança, que nos oferecem pequenas certezas em tempos incertos. Este sentido de comunidade é um elemento fundamental para a comunicação dos pequenos negócios e os canais online são, por maioria de razão, os veículos ideais para promover essa comunicação e reforçar esses valores. E isso pode passar por iniciativas tão simples quanto enviar o menu do dia e receber encomendas por email, comunicar horários de entrega em casa por SMS, anunciar novos produtos e serviços numa newsletter dedicada. Mas pode e deve também envolver outro grau de sofisticação, por exemplo captando novos clientes com a divulgação certeira de produtos e serviços nas redes sociais, ou acompanhando em tempo real as visitas a um website do negócio, percebendo se um cliente finalizou ou não a encomenda. Em resumo, trata-se de pensar local com ferramentas globais.

 

Aqui chegados, levanta-se outra questão pertinente: como pode uma pequena empresa, sem equipas próprias de IT ou de Marketing, fazer um uso eficaz de todas estas ferramentas e através delas montar uma estratégia de comunicação integrada? A resposta, felizmente, é cada vez mais simples. Existem já sistemas para envio de newsletters, bem como alguns serviços para enviar SMS. Mas o ideal é procurar uma solução completa que, de forma simples e com custos reduzidos, permita desenvolver estratégias integradas e monitorizar os seus resultados.

 

A solução Altice Empresas
É aqui que se enquadra o Smart Marketing Pack da Altice Empresas, uma plataforma de comunicação automática e multicanal que permite mantê-lo sempre ligado aos seus clientes e comunicar de forma eficaz, através de email, SMS/Smart SMS, notificações webpush e redes sociais. Tudo isto gerido de forma integrada e simples, com resultados mensuráveis e relatórios detalhados, sem necessidade de investir demasiado tempo nem de se dispersar em mais tarefas, garantindo-lhe todo o acompanhamento que possa necessitar: o Smart Marketing Pack inclui a oferta de uma sessão de consultoria em Marketing Digital com uma equipa de especialistas, que o ajudará a desenhar a estratégia à medida do seu negócio e dos seus clientes, além do suporte técnico permanente, sempre incluído. Para além disso, inclui também o desenvolvimento de conteúdos à medida de cada cliente e acompanhamento personalizado durante o 1º mês, para um maior aproveitamento de todas as potencialidades da solução. Mais que isso, esta solução garante a segurança das suas bases de dados, cumprindo e ajudando a cumprir todas as exigências do Regime Geral de Proteção de Dados (RGPD).

 

Em resumo, a boa notícia é esta: para lá dos seus efeitos nefastos, a crise que atravessamos inspirou novas formas de abordar os negócios e trouxe novas oportunidades que, de outra forma, não se teriam revelado. Apesar da rapidez com que tudo vem mudando e da complexidade dos desafios que se colocam no horizonte dos pequenos negócios, sabemos hoje que as soluções de futuro passam cada vez mais por centrar toda a atividade no cliente, pensando produtos à medida das suas necessidades, criando serviços personalizados e comunicando tudo isso de forma próxima e eficaz. Uma receita que está ao alcance das micro, pequenas e médias empresas, com o auxílio precioso de uma ferramenta simples e de aconselhamento especializado.

 


 

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