Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog Altice Empresas

Conheça e inspire-se para fazer crescer o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas, tudo o que precisa para digitalizar o seu negócio.

Como o 5G vai impulsionar a produtividade das empresas

5G-Altice-Empresas.jpg

 

O 5G é a nova revolução na rede móvel. Com maior rapidez de resposta, densidade de ligações e mais velocidade do que as redes 4G, o 5G abre uma miríade de novas possibilidades para as empresas, em especial na ligação de dispositivos.

 

A quinta geração de rede móvel, mais conhecida simplesmente como 5G, está agora a começar a ganhar vida em todo o mundo. Portugal está no caminho de adotar a tecnologia e aproveitar as suas vantagens.


As redes 5G vão permitir conectar tudo e todos, incluindo máquinas, objetos, sensores IoT e outros dispositivos, respondendo de uma forma mais rápida e eficaz às necessidades das empresas. A tecnologia foi desenvolvida para dar ao utilizador acesso à internet e dados de vários gigabits por segundo de velocidade, ao mesmo tempo que diminui a latência com grande fiabilidade e permite disponibilizar serviços verdadeiramente em tempo real que podem mudar por completo o negócio das empresas dos diferentes setores.

 

Como o 5G vai mudar as empresas

 

O 5G traz vários benefícios que não se cingem, apenas, à competitividade e inovação dos modelos operacionais; traz eficiência, agilidade, experiência e qualidade de serviço, produtividade e mais negócio.

 

Esta nova tecnologia móvel melhora a inteligência e eficiência dos processos, minimizando falhas e a necessidade de correções que degradam a performance dos negócios, ao mesmo tempo que, através da automação de operações e do acesso a informação de negócio em tempo real, torna a tomada de decisão mais rápida.

 

Simultaneamente, o 5G permite entregar melhores e novas experiências de utilização, abrindo novas possibilidades para transformar o relacionamento com o cliente, mais imersivas, envolventes e memoráveis.

 

Através da virtualização e automação de processos, o 5G torna possível novas formas de trabalhar, potenciando o trabalho remoto, a colaboração, a mobilidade dos colaboradores e a agilidade para alterar processos.

 

Esta tecnologia traz, ainda, novas soluções, modelos e formas de fazer negócios, geradores de novas fontes de receitas para as empresas.

 

O 5G terá um importante contributo para a sustentabilidade, em particular na redução de emissões de CO2 em vários projetos e na diminuição da deslocação de pessoas para tarefas que, com o 5G, poderão ser feitas remotamente e em segurança com recurso, por exemplo, à robótica e automação.

 

Como o 5G potencia a inovação e as tecnologias já existentes

 

É inegável que a tecnologia como um todo tem beneficiado nos últimos anos tanto a produtividade como a própria inovação das empresas. Nos últimos dez anos, o desenvolvimento tecnológico das organizações foi bastante grande e o 5G vem impulsionar este desenvolvimento e a inovação, sendo uma peça importante nos projetos de transformação digital das empresas.

 

5G vai acrescentar valor, também, a outras tecnologias que muitas empresas já utilizam no seu dia a dia. Temas como realidade virtual ou realidade aumentada, inteligência artificial, analítica de dados , cloud, Internet das Coisas (IoT) e digital twins vão ter uma nova vida, sendo potenciados por esta nova realidade do 5G, melhorando as operações e a eficiência das mesmas.

 

A realidade aumentada terá aplicações em diferentes áreas. Com recurso a esta tecnologia, juntamente com o 5G, será possível dar formação imersiva a novos colaboradores durante o trabalho e, rapidamente, ter a ajuda de um especialista na manutenção de uma máquina ou dispositivo. Já na educação, vamos assistir a novas formas tanto de ensinar, como de aprender, mais imersivas. O futuro do modelo de aprendizagem será mais focado no estudante e na conectividade dos dispositivos, onde o 5G vai ajudar a criar um ambiente virtual e interativo, reinventando também o papel do professor na sala de aula.

 

O 5G, com recurso a realidade virtual e aumentada, também promete trazer novas experiências de compra para o retalho e melhorar as já existentes. Será possível um cliente, mesmo em sua casa, ver como é que um produto fica num determinado espaço e, em breves minutos, comprar o mesmo, graças à velocidade e à consistência da conexão.

 

A IoT e a analítica de dados serão também duas realidades potenciadas com a nova geração móvel e que vão acelerar os projetos de transformação digital em diferentes áreas. Com o 5G, as fábricas poderão adotar um modelo de fábrica digital, com mais sensores IoT que enviam informação para melhorar a tomada de decisões. Tal só será possível com uma velocidade de transferência de informação alta e uma latência baixa, para que as máquinas possam tomar decisões no momento. Esta quantidade de sensores, que também tem o potencial de apoiar outras indústrias, como é o caso da logística – mas não só – pode ajudar na eficiência dos espaços utilizados pelos colaboradores ou de robots autónomos.

 

O 5G vai também suportar um chão de fábrica sem fios, baseado em sensores, que aumenta a eficiência operacional, a segurança e a agilidade da própria empresa. Ao mesmo tempo, o 5G vai permitir explorar com maior eficiência o tema dos digital twins, amplificando o sucesso destes projetos, ao permitir que toda a informação que é recolhida no chão de fábrica seja transmitida, processada e integrada em tempo real num gémeo digital, transformando uma fábrica numa fábrica inteligente.

 

Ao mesmo tempo, os sensores de IoT que estão espalhados pelas cidades, vão permitir um maior controlo e monitorização não só das estradas, mas também do ambiente, da mobilidade e dos transportes, permitindo por exemplo a comunicação direta entre os veículos e os semáforos luminosos.

 

Também a inteligência artificial vai ser potenciada pela nova geração móvel em diferentes áreas. Na saúde, a assistência médica à distância será uma realidade comum muito em breve, bem como as cirurgias robotizadas, com a participação remota de equipas médicas especializadas em ambiente colaborativo com as equipas em salas de operações. Simultaneamente, com a chegada do 5G, a inteligência artificial será de grande relevância como apoio ao médico especialista, uma vez que o médico especialista consegue ter acesso em tempo real a uma enorme fonte de conhecimento.

 

Com recurso à inteligência artificial e analítica de dados, as gruas localizadas, por exemplo, em portos, poderão ser controladas à distância através de streaming de vídeo em tempo real de elevada qualidade e analítica. A conjugação destes fatores, possíveis através do 5G, vai levar a que existam menos erros nas operações, uma maior segurança dos trabalhadores e das instalações e, simultaneamente, uma redução dos custos de materiais roubadas em áreas portuárias.

 

Além do mais, o 5G trará novas possibilidades operacionais de negócio para as empresas, resolvendo os principais problemas e apoiando o futuro das organizações. Existem vários benefícios impulsionados pelo 5G que se aplicam a várias indústrias e não apenas a uma específica, como é o caso do controlo de stocks em tempo real, uma maior segurança em locais perigosos ou a automação de dispositivos.

 

Parceiro para as empresas no 5G

 

A tecnologia 5G trará consigo uma autêntica revolução tecnológica para as empresas e vai impulsionar uma nova onda de transformação digital mas, como todas as inovações, o 5G também trará desafios como o desenvolvimento da própria tecnologia de rádio, a falta de infraestrutura nas empresas, ou mesmo o custo.

 

Ao contrário de outros serviços de sinal de rádio, o 5G terá a tarefa de oferecer serviços a redes, tecnologias e dispositivos de forma heterogénea e a operar em diferentes localizações. Outro desafio é a padronização da rede para que seja possível oferecer o serviço sem fios de forma dinâmica, universal, focada no utilizador e rico em dados, indo ao encontro das altas expectativas que os utilizadores têm em relação a uma nova tecnologia tão disruptiva como o 5G.

 

Nesta realidade, o ADN do operador de telecomunicações terá, certamente, um papel relevante e que vai permitir às empresas evoluírem e utilizarem as redes 5G e todas as tecnologias que complementam esta autêntica revolução. Assim, as empresas devem recorrer a um parceiro de confiança, que aposte na inovação e que ajude as empresas a ultrapassar os seus desafios para se tornarem mais competitivas no caminho para a transformação digital.

 

A Altice Empresas está numa situação ímpar para potenciar a transformação digital das empresas portuguesas através da tecnologia 5G, uma vez que detém a maior rede de fibra ótica em Portugal, com mais de 5 milhões de quilómetros e rede móvel de nova geração (4G/5G) que garantem a melhor cobertura, velocidade, robustez, confiança e qualidade de serviço, que permite fornecer uma rede única com 5G às empresas portuguesas com a melhor experiência de serviços e as melhores soluções para potenciar os negócios.

 

Adicionalmente, a Altice Labs, empresa de I&D do Grupo Altice, lidera na implementação e inovação do 5G em Portugal, com o desenvolvimento de diversos projetos e casos de estudo que poderão ser aplicadas às empresas num futuro próximo.

 

A Altice Empresas agrega um ecossistema de parceiros tecnológicos pioneiros, que possibilita o rápido desenvolvimento de novas soluções inovadoras, para tirar partido de todo o potencial do 5G na jornada de transformação das empresas.

 

Por fim, a Altice Empresas disponibiliza uma oferta diversificada e inovadora de soluções em diferentes áreas – Cloud e Data Center, Segurança, IoT e Mobilidade –, que alavancadas na tecnologia 5G de última geração, visam endereçar as oportunidades de transformação de negócio e os desafios das empresas e organizações.

 

 

Artigos Relacionados

  • 5G é peça essencial na transformação digital

    5G é peça essencial na transformação digital

    O potencial das redes de nova geração permitirá às empresas inovar nos seus modelos de negócio de uma forma nunca vista. Poucos serão os setores que não serão tocados pelas possibilidades acrescidas da quinta geração móvel. Saiba mais

  • Realidade Virtual e Realidade Aumentada: o futuro do seu negócio é já hoje

    RV e RA: o futuro do seu negócio é já hoje

    Num mundo cada vez mais digital, importa olhar os conteúdos virtuais e aumentados com outros olhos. Longe vão os tempos em que não passavam de tecnologias aplicadas a jogos. Saiba mais

  • 5G em destaque na edição de 2021 do IoT Challenge

    5G em destaque na edição de 2021 do IoT Challenge

    O 5G esteve em destaque em mais uma edição do IoT Challenge, o concurso promovido pela Altice Empresas que premeia as soluções tecnológicas inovadoras que vão fazer a diferença no futuro das empresas. Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • sinta-poder-5g-altice-empresas-.jpeg

    Chegou o poder do 5G

    O 5G é a nova geração de rede móvel para apoiar a evolução dos negócios e permitir suportar novos processos digitais para aumentar a produtividade e criar novas oportunidades. Saiba mais

  • smartphones-5g-altice-empresas.jpeg

    Equipamentos 5G

    Sinta a velocidade máxima com os smartphones 5G e aumente a competitividade da sua empresa. Saiba mais

  • New Reality Experience

    New Reality Experience

    Ofereça experiências imersivas únicas aos seus clientes ou visitantes através de tecnologias inovadoras e interativas, como a Realidade Aumentada e ​Realidade Virtual. Saiba mais

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Pesquisar