Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog Altice Empresas

Conheça e inspire-se para fazer crescer o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas, tudo o que precisa para digitalizar o seu negócio.

Altice Portugal e Fundação Champalimaud protagonizam cirurgia inédita com recurso ao 5G

 

Altice Portugal e Fundação Champalimaud protagonizam cirurgia inédita com recurso ao 5G

 

No dia 5 de maio, a Altice Portugal, a Fundação Champalimaud e a operadora Movistar fizeram história ao realizarem a primeira cirurgia de cancro da mama com recurso a tecnologia 5G, que serviu para unir Portugal e Espanha e que colocou esta rede de quinta geração ao serviço da Saúde. 

 

900 kms distam entre Lisboa e Zaragoza. Esta foi a distância encurtada pelas valências da 5.ª geração móvel da Altice Portugal – velocidade, menor latência, inteligência e fiabilidade – que fizeram com que o Dr. Pedro Gouveia, reputado cirurgião da Unidade de Mama do Centro Clínico Champalimaud, estivesse em contacto direto audiovisual permanente e em tempo real com o cirurgião espanhol da mesma unidade, Rogelio Andrés-Luna. 

 

Esta cirurgia inédita, com supervisão remota por um segundo cirurgião, recorreu às vantagens da realidade aumentada e do 5G, asseguradas em Portugal pela tecnologia da Altice Labs (laboratório de inovação e I&D da Altice Portugal) e em Espanha pela Movistar. A intervenção foi acompanhada no palco do Congresso da Associação Espanhola de Cirurgiões da Mama (AECIMA), que decorre até dia 7 de maio, na Faculdade de Medicina da Faculdade de Zaragoza.

 

altice-portugal-fundacao-champalimaud-destaque.jpg

 

A cirurgia foi conduzida pelo Dr. Pedro Gouveia que esteve equipado com óculos de realidade mista (Hololens que conjugam realidade virtual e aumentada) que lhe permitiram acesso real à paciente e, em simultâneo, a informações adicionais projetadas sobre as lentes especiais e indicações vindas de Espanha. Por seu lado o Dr. Rogelio Andrés-Luna teve como instrumento de trabalho um laptop ligado aos óculos do cirurgião português. A grande novidade nesta interligação foi o recurso ao 5G neste use case internacional. Os óculos estiveram ligados por Eth/USB a um smartphone (como conectividade 5G), que funcionou como router 5G, tendo a Altice Labs configurado, na sala de operações, uma rede privada da quinta geração de redes móveis.

 

Antes do momento da cirurgia, as equipas da Altice Portugal estiveram, durante toda a semana, nas instalações da Avenida de Brasília em montagens e testes da ligação ibérica em estreita colaboração com a Fundação Champalimaud e a operadora espanhola Movistar. Um exemplo real de saúde conectada por via da tecnologia.

 

De acordo com Ana Figueiredo, Presidente Executiva da Altice Portugal, "a Altice Portugal orgulha-se de participar na primeira intervenção cirúrgica de cariz internacional com recurso a 5G. A evidência do mais nobre propósito da sua capacidade tecnológica e de inovação ao serviço do bem maior que é a saúde. Este é mais um pilar na história da nossa marca de I&D, a Altice Labs, que exporta a tecnologia e o talento portugueses para todo o mundo” afirma.

 

altice-portugal-fundacao-champalimaud-mosaico.jpg

 

Para a Altice Portugal a tecnologia faz sentido ao serviço das pessoas e da sociedade, melhorando a sua vida e trazendo facilidade e comodidade ao seu dia a dia. Esta cirurgia é um exemplo máximo deste objetivo e das vantagens que o 5G pode aportar, como tecnologia disruptiva, fundamental para a transição digital do País em vários setores como a saúde, a educação, as cidades, a indústria ou a agricultura.

 

Nos últimos cinco anos a Altice Portugal investiu fortemente em infraestruturas, assegurando a acesso a fibra ótica em mais de seis milhões de lares. Esta fibra ótica, aliada à crescente cobertura do 5G, dá a Portugal a conectividade que o coloca no mapa da inovação a nível mundial e contribui para um País a uma só velocidade, agnóstico a assimetrias regionais e à densidade populacional.


 

Artigos Relacionados

  • Como o 5G vai impulsionar a produtividade das empresas

    Como o 5G vai impulsionar a produtividade das empresas

    Com maior rapidez de resposta, densidade de ligações e mais velocidade do que as redes 4G, o 5G abre uma miríade de novas possibilidades para as empresas. Saiba mais

  • 5G é peça essencial na transformação digital

    5G é peça essencial na transformação digital

    O potencial das redes de nova geração permitirá às empresas inovar nos seus modelos de negócio de uma forma nunca vista. Poucos serão os setores que não serão tocados pelas possibilidades acrescidas da quinta geração móvel. Saiba mais

  • 5g-metaverso.jpg

    5G: peça essencial para a construção do Metaverso

    O Metaverso promete ser o próximo passo no caminho da transformação digital, em linha com as tendências disruptivas que já se fazem sentir - algo que não seria possível sem o 5G. Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • solucoes-recomendadas-5g.jpg

    5G

    Experimente o poder do 5G e sinta a diferença que faz nos negócios da sua empresa, ao suportar novos processos digitais para promover o seu crescimento e inovação. Saiba mais

  • Medigraf

    Com o Medigraf, mantenha um ambiente colaborativo e continue a acompanhar exames médicos e a fazer diagnósticos, remotamente. Saiba mais

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Pesquisar