Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog Altice Empresas

Conheça e inspire-se para fazer crescer o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas, tudo o que precisa para digitalizar o seu negócio.

A transformação com o 5G chegou e coloca todo o potencial da IoT ao alcance das empresas

A transformação com o 5G chegou e coloca todo o potencial da IoT ao alcance das empresas

 

As vantagens oferecidas pelo 5G representam um catalisador para tecnologias como a Internet of Things (IoT), permitindo um grande aumento do número de equipamentos conectados, numa rede mais robusta, estável e fiável.

 

O 5G vem estimular a inovação em muitas áreas e os seus avanços fomentam tecnologias como a IoT que, embora já bem suportada na rede móvel 2G/3G/4G e nos protocolos específicos como o LTE-M e NB-IoT, também eles assentes na rede móvel 4G, ganha agora uma nova vida com a rede móvel de última geração: o 5G.

 

A maior velocidade nas transmissões (atualmente já é possível atingir cerca de 1 Gbps e poderá ir até 10 Gbps), menor latência e maior capacidade de execução remota do 5G, permitem um maior número de dispositivos IoT conectados, que pode chegar até um milhão de objetos ligados por km2, bem como ligações simultâneas à internet, trocando informações entre si em tempo real, de forma mais eficiente.

 

O 5G traz igualmente associado um menor tempo de resposta, de até cinco milissegundos, e uma maior estabilidade e fiabilidade da rede, mesmo em situações de mobilidade e maior congestionamento.

 

Estas características do 5G, conjugadas entre si, vão impulsionar significativamente a evolução da IoT, permitindo aplicações como a monitorização e gestão em tempo real de equipamentos industriais, assim como a comunicação entre veículos e o meio envolvente. Mas não só.

 

O video analitycs na área da segurança de espaços e bens ou no controle de qualidade; o diagnóstico remoto e colaborativo com partilha e visualização de exames de diagnóstico e imagens médicas em tempo real e em contexto de mobilidade; a realidade aumentada e realidade virtual aplicadas a um contexto de assistência remota ou experiências imersivas para turismo e retalho; ou os drones para logística de última milha, segurança ou monitorização de ativos, entre outras, são também aplicações de destaque possíveis na IoT que serão potenciadas com o 5G.

 

Transformar negócios como nunca foi feito

 

O 5G aplicado à IoT representa também o início de uma nova era tecnológica que fica marcada por mais oportunidades para as empresas, geradoras de novas soluções, modelos, formas de negócio e contribuindo para o alcance de custos mais reduzidos.

 

A associação entre as duas tecnologias contribui para aumentar a produtividade e melhorar a inteligência e eficiência dos processos, minimizando falhas e a necessidade de correções, assim como tornar os processos de decisão mais rápidos e ágeis, através da automação e controlo remoto de operações e do acesso a informações de negócio em tempo real.

 

Experiências mais personalizadas e de maior qualidade aos clientes, por forma a garantir uma jornada mais envolvente e muito mais eficaz, são também aspetos potenciados pela IoT sustentada na rede 5G, assim como novas formas de trabalhar, através da virtualização e automação de processos, que potenciam o trabalho remoto, a colaboração, a segurança e a mobilidade dos colaboradores e que, além disso, contribuem para o aumento da sustentabilidade, pela redução de impactos ambientais negativos.

 

Gestão integrada de cartões IoT 5G

 

Contribuindo para o ecossistema de inovação que se irá criar e desenvolver com o 5G, a Altice Empresas combina o melhor do 5G e da IoT no serviço IoT Connect, ao permitir facilitar a gestão online, integrada e em tempo real de todos os cartões das aplicações IoT das empresas com conectividade 2G/3G/4G/NB-IoT/LTE-M e agora também 5G.

 

Através do portal de selfcare ou na app mobile, é possível efetuar a gestão das soluções IoT com total autonomia, simplicidade e segurança. Configurar, monitorizar e localizar remotamente e em tempo real os cartões e equipamentos, receber alertas e atuar automaticamente sobre os cartões, aceder a relatórios, entre outras, são algumas das funcionalidades da solução IoT Connect. Uma gestão integrada que permite às empresas uma melhor monitorização das suas soluções IoT, com eficiência e controlo de custos.

 

Artigos Relacionados

  • 5G: peça essencial para a construção do Metaverso

    5G: peça essencial para a construção do Metaverso

    O Metaverso promete ser o próximo passo no caminho da transformação digital, em linha com as tendências disruptivas que já se fazem sentir - algo que não seria possível sem o 5G. Saiba mais

  • Experimente o futuro hoje com a realidade virtual e aumentada

    Experimente o futuro hoje com a realidade virtual e aumentada

    As tecnologias imersivas ajudam a aproximar os consumidores dos produtos, permitindo interagir de forma virtual com os mesmos e conhecer de imediato todas as suas características e funcionalidades. Saiba mais

  • 5G é peça essencial na transformação digital

    5G é peça essencial na transformação digital

    O potencial das redes de nova geração permitirá às empresas inovar nos seus modelos de negócio de uma forma nunca vista. Poucos serão os setores que não serão tocados pelas possibilidades acrescidas da quinta geração móvel. Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • 5G

    5G

    Experimente o poder do 5G e sinta a diferença que faz nos negócios da sua empresa, ao suportar novos processos digitais para promover o seu crescimento e inovação. Saiba mais

  • IoT Connect

    IoT Connect

    Faça a gestão dos cartões das suas aplicações IoT, com conectividade 2G/3G/4G/NB-IoT/LTE-M e agora também 5G, num único portal ou na App Mobile, com total autonomia, simplicidade e segurança. Saiba mais

  • New Reality Experience

    New Reality Experience

    Ofereça experiências imersivas únicas aos seus clientes ou visitantes através de tecnologias inovadoras e interativas, como a Realidade Aumentada, Realidade Virtual, 3D e Gamification. Saiba mais

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Pesquisar