Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog Altice Empresas

Conheça e inspire-se para fazer crescer o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas, tudo o que precisa para digitalizar o seu negócio.

A Mobilidade das empresas é cada vez mais importante

A Mobilidade das empresas é cada vez mais importante

 

Tecnologia num mundo em mudança (5/5)

 

Como se viu durante a pandemia, a mobilidade é essencial para qualquer organização moderna. É a existência de um plano de mobilidade entro da empresa que vai permitir aos colaboradores trabalharem a partir de qualquer lado, em qualquer momento, mesmo quando a pandemia passar.

 

Durante a pandemia, as empresas que já tinham planos de mobilidade em prática, viram a sua vida mais facilitada para colocar os seus colaboradores em trabalho remoto. No entanto, não é apenas para trabalhar a partir de casa que estas políticas são importantes.


Com a necessidade de fazer viagens – seja para dentro ou para fora de Portugal – ou a necessidade de se deslocar para fora do escritório para realizar reuniões, a mobilidade torna-se crucial para as empresas. Um portátil aliado a um ponto de Internet (que pode ser móvel, por exemplo) é indispensável para a maioria dos colaboradores.


Na escolha de um portátil para a maioria dos colaboradores, o ideal seria que todos os colaboradores tivessem acesso ao mesmo modelo de dispositivo. Com um parque semelhante, a equipa de IT veria a sua tarefa de suporte muito mais facilitada.


No entanto, há empresas que acreditam que a mobilidade e o trabalho remoto são passageiros. Mas não; não é algo que vai existir apenas durante a pandemia e que, depois, volta tudo ao “antigo normal”.


Vários estudos mostram que os colaboradores perceberam as vantagens de trabalhar a partir de casa. Quando tudo voltar ao “antigo normal”, alguns colaboradores não vão querer trabalhar 100% do seu tempo a partir de sua casa, mas vão querer ter a possibilidade de trabalhar alguns dias fora do escritório.


Para que isto aconteça, é necessário que existam políticas de mobilidade dentro da empresa e que a tecnologia o permita, seja no hardware em si, mas também na cibersegurança dos dispositivos e das redes.

Mesmo para as empresas menos fãs do teletrabalho é possível encontrar alguns benefícios. Apesar da pandemia ter apanhado muitas empresas desprevenidas, também mostrou que, em muitas situações, o trabalho pode continuar a ser realizado de forma efetiva com colaboradores remotos e, muitas vezes, com crescimento em termos de produtividade e com menores custos operacionais.

 

O teletrabalho é, na verdade, uma tendência esperada para 2021, mesmo depois dos confinamentos terminarem. Grandes tecnológicas, como a Google e o Facebook, já informaram os seus colaboradores que só devem voltar ao escritório a meio de 2021.

Uma coisa é certa, a mobilidade é uma realidade cada vez maior nas empresas. Mesmo que uma organização não adote políticas de teletrabalho depois do fim da pandemia, existe uma necessidade real de mobilidade por parte de colaboradores que, como foi mencionado, precisam de estar sempre ligados dentro e fora do escritório, trabalhar a partir de qualquer lugar e a qualquer momento, fazer reuniões à distância. Cabe à organização abraçar a realidade e disponibilizar as melhores ferramentas aos seus colaboradores para que produzam tanto quanto possível com toda a segurança.

 

Um mundo em mudança

 

O mundo está em constante mudança e os negócios têm de se adaptar. O risco é claro: não se adaptarem às constantes mudanças pode significar – a longo prazo – fechar portas. A tecnologia é uma realidade que tem de ser abraçada. Atualmente, esta é uma questão obrigatória para os clientes sob pena de ficar para trás em relação aos concorrentes e, a longo prazo, perder completamente a competitividade.


Seja cloud ou data center, seja mobilidade, IoT ou cibersegurança, as organizações têm de investir na tecnologia para daí tirar o maior retorno. Um parceiro de confiança é essencial para que o investimento não seja em vão e para que, em conjunto com a organização, perceba as suas necessidades, o seu orçamento e ofereça as melhores soluções para os seus desafios.


A transformação digital não é apenas uma moda ou uma expressão que soa bem; é uma necessidade que todas as organizações – da mais pequena à maior – têm e que deve ser explorada. O caminho pode nem sempre ser fácil, mas é inevitável e as empresas têm de se adaptar o quanto antes.

 

 

Artigos Relacionados

  • A cibersegurança é crucial para as empresas

    A cibersegurança é crucial para as empresas

    Com as empresas a dependerem cada vez mais de tecnologia, a cibersegurança é de extrema importância. Saiba mais

  • O mundo novo da Internet of Things

    O mundo novo da Internet of Things

    A Internet of Things mais conhecida como IoT, é uma das tendências tecnológicas com maior crescimento nos últimos anos. Saiba mais

  • A importância dos data centers para as organizações

    A importância dos data centers para as organizações

    Apesar de a procura por serviços cloud estar a crescer de dia para dia, há organizações que, por uma razão ou por outra, procuram reforçar os seus investimentos em data center. Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • Cloud Office 5.0

    Cloud Office 5.0

    Pacote com software e serviços para trabalhar quando e onde precisa, em segurança.Saiba mais

  • Teamwork

    Teamwork

    Colaboradores com acesso à informação da empresa, em qualquer lugar.Saiba mais

  • M Net Móvel

    M Net Móvel

    Aceda à Internet em qualquer lugar, no tablet, pc ou router da sua empresaSaiba mais

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Pesquisar

 

Newsletter