Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog Altice Empresas

Conheça e inspire-se para fazer crescer o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas, tudo o que precisa para digitalizar o seu negócio.

5G: Acelerar Portugal – Tudo ligado

5G: Acelerar Portugal – Tudo ligado

Nesta rubrica dedicada ao 5G, vamos explicar como esta tecnologia tem o potencial para mudar a própria sociedade.

 

É habitual dizer-se que o 5G tem um potencial que vai muito além da tecnologia em si. Com consequências positivas importantes não são para as comunicações, mas, também, para a indústria, para a economia e até para a própria sociedade.

 

O aumento da largura de banda, que pode atingir os 10 Gbps, cerca de 100 vezes mais no 4G, é de importância fundamental. E abre muitas possibilidades em termos de aplicações e experiências. Como, por exemplo, visitas virtuais a museus com realidade virtual de alta-definição a partir de um telemóvel. Ou acesso de banda larga para sistemas móveis ou até para casas onde não chega a fibra ótica.

 

Mas o grande potencial do 5G não advém, apenas, da velocidade extra, até porque seria possível evoluir o 4G LTE para larguras de bandas superiores. As maiores inovações permitidas pelo 5G serão na computação edge e na muito badalada Internet das coisas (IoT).

 

Basicamente, a computação edge é aquela onde o processamento ocorre ‘no terreno’. Por exemplo, por profissionais na área da manutenção, construção, saúde, logística e segurança. No fundo, computadores que acompanham o utilizador e aproveitam as redes móveis para se ligarem à cloud (serviços em servidores distantes).

 

A baixa latência do 5G, que é tão ou mais importante que a largura de banda, permite aplicações edge em tempo real. Por exemplo, torna possível o controlo de um robô à distância por um cirurgião – a baixa latência faz com que os movimentos do robô repliquem instantaneamente os movimentos do médico que pode estar a milhares de quilómetros de distância.

 

Por outro lado, a Internet das coisas é a possibilidade de ligar (quase) tudo à Internet, mesmo dispositivos simples, como pequenos sensores. Desde uma peça de roupa a um carro. Ora, enquanto o 4G (e gerações anteriores) foram otimizadas, sobretudo, para os smartphones, o 5G foi pensado para um mundo onde (quase) tudo pode ser ligado à Internet. O que se traduz, por exemplo, numa capacidade para suportar uma densidade de cerca de um milhão de dispositivos ligados à rede por quilómetro quadrado.

 

De outro modo, o 5G possibilita que uma quase infinidade de dispositivos possa estar ligada em simultâneo. Sem que a rede falhe. Será o que deverá acontecer com a sensorização das estradas para ajudar a desenvolver os carros autónomos. Imagine, por exemplo, que todos os lugares de estacionamento de uma cidade têm um sensor que indica se cada um dos lugares está ocupado ou vago e essa informação está disponível no seu carro. Melhor ainda, imagine que o seu carro não só saberá onde estão esses lugares, como também será capaz de ir estacionar sozinho no lugar mais próximo. São este tipo de aplicações que o 5G possibilita.

 

Mas o melhor desta tecnologia é o potencial para suportar ideias que ainda nem foram imaginadas. Algumas destas ideias poderão ser apresentadas no IoT Challenge, já que o desafio da sétima edição é, precisamente, encontrar e premiar soluções “5G de Internet of Things (IoT), que permitirá transformar negócios e criar novos casos de uso no mercado empresarial português, através da exploração das capacidades de maior velocidade, densidade massiva e latência mínima do 5G”.

 

Artigos Relacionados

  • A transformação com o 5G chegou e coloca todo o potencial da IoT ao alcance das empresas

    A transformação com o 5G chegou e coloca todo o potencial da IoT ao alcance das empresas

    As vantagens oferecidas pelo 5G representam um catalisador para tecnologias como a Internet of Things (IoT), permitindo um grande aumento do número de equipamentos conectados, numa rede mais robusta, estável e fiável. Saiba mais

  • 5G revoluciona acesso a cuidados de saúde

    5G revoluciona acesso a cuidados de saúde

    A tecnologia 5G tem o potencial para transformar a estrutura e a organização do setor da saúde, com consequências muito positivas para as organizações, para os profissionais e para os cidadãos. Saiba mais

  • 5G é peça essencial na transformação digital

    5G é peça essencial na transformação digital

    O potencial das redes de nova geração permitirá às empresas inovar nos seus modelos de negócio de uma forma nunca vista. Poucos serão os setores que não serão tocados pelas possibilidades acrescidas da quinta geração móvel. Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • 5G

    5G

    Experimente o poder do 5G e sinta a diferença que faz nos negócios da sua empresa, ao suportar novos processos digitais para promover o seu crescimento e inovação. Saiba mais

  • IoT Connect

    IoT Connect

    Faça a gestão dos cartões das suas aplicações IoT, com conectividade 2G/3G/4G/NB-IoT/LTE-M e agora também 5G, num único portal ou na App Mobile, com total autonomia, simplicidade e segurança. Saiba mais

  • Monitorização Ambiental

    Monitorização Ambiental

    Monitorize a qualidade do ar exterior e do ruído. Melhore a qualidade de vida das comunidades e preserve o meio ambiente. Saiba mais

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Pesquisar